sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Outra universidade da Itália abre as portas para estudantes pernambucanos

Estudantes do curso de engenharia das universidades públicas pernambucanas ganharam mais uma chance de estudar na Itália. Após o convênio assinado com a Fiat e o Politécnico de Turim em março deste ano, o Governo do Estado agora ampliou a parceria firmada com Universidade de Bolonha para oferecer vagas de graduação, mestrado e doutorado. O secretário Maurício Rands tem acompanhado desde o início as discussões.

O acerto foi feito ontem em Roma, após uma reunião entre o governador Eduardo Campos e o presidente da região da Emília Romanha, Vasco Errani. Bolonha é a capital da Emília Romanha, situada ao Norte da Itália e formada por outras 12 cidades.

“A expectativa é que cerca de 20 alunos dos cursos de engenharia mecânica, eletrônica e de telecomunicações viajem já em janeiro de 2012. Pernambuco vive um momento de globalização de sua economia e, por isso, é importante que nossos futuros engenheiros adquiram know-how internacional”, afirmou Eduardo.

Através do programa Ciência sem Fronteias, os governos do Brasil e de Pernambuco irão oferecer uma bolsa de estudos para que o estudante se mantenha na Itália durante um ano enquanto a Universidade de Bolonha, uma das mais antigas da Europa, vai isentar parte dos impostos cobrados. O processo de escolha desses estudantes levará em conta o desempenho em sala de aula.

“Numa segunda etapa, vamos oferecer cursos de verão ministrados por professores italianos em Pernambuco e incentivar a pesquisa de temas conjuntos entre estudantes de mestrado e doutorado dos dois países”, explicou o secretário de Governo, Maurício Rands, que acompanha o governador na viagem à Itália.

NEGÓCIOS – O encontro na Embaixada do Brasil serviu também que as partes acertassem a ida de uma missão empresarial da Emília-Romanha a Pernambuco. A visita deve acontecer até maio do próximo ano e focar oportunidades nos setores automobilístico, de energia renovável, tecnologia da informação e agronegócio.

Eduardo continua em Roma nesta sexta-feira para participar do 16º Meeting Internacional promovido pelo Grupo Lide e que vai reunir empresários brasileiros e italianos.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores