terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governo de Pernambuco trata sobre mobilidade, segurança e gestão na Colômbia


O governador Eduardo Campos, o secretário do Governo, Maurício Rands, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, e o secretário de Educação, Danilo Cabral, cumpriram dois dias de compromissos administrativos em Bogotá, capital da Colômbia. A comitiva do Governo de Pernambuco reuniu-se com diretores do Transmilênio, sistema de transporte público do tipo BRT (Bus Rapid Transit) que atende cerca 1,6 milhão de passageiros/dia – o equivalente à população do Recife.

O Transmilênio é uma adaptação do modelo utilizado em Curitiba-PR e que também inspirou os quatro projetos de BRT que estão sendo implantados pelo Governo do Estado na Região Metropolitana do Recife: os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, o Ramal da Copa e a o controno viário da BR-101. “Muita coisa vista aqui será aproveitada nos nossos corredores para que possamos oferecer mais conforto no ir e vir, o que hoje é um dos maiores desafios das grandes cidades”, afirmou Eduardo. O sistema de transporte público de Bogotá possui 84 km de corredores exclusivos para ônibus que atendem as linhas troncais, ramais e alimentadoras. Outros 32 km de pistas estão em construção. Cobrando uma tarifa única de 1.700 pesos colombianos (cerca de R$ 1,50) o Transmilênio é financiado pelos impostos cobrados sobre a gasolina utilizada nos carros de passeio. No total, o Transmilênio oferece 1787 ônibus que circulam por 107 paradas e sete terminais. Após a sua implantação, o tempo de viagem foi encurtado, em média, em cerca de 20 minutos. Com a otimização da oferta dos serviços de transporte público, foi possível retirar das ruas 2.109 veículos, impactando inclusive na redução da emissão de gases poluentes. Os acidentes de trânsito também tiveram uma queda brusca de 90%.

ESTUDO DE CASO – Já na quinta-feira, o governador apresentou o modelo de gestão implantado em Pernambuco para 250 empresários que participaram do 1º Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil. Realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o evento foi aberto pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, pelo presidente do BID, Luís Albeto Moreno e pelo ex-presidente Lula. “Nossa participação foi muito importante para mostrarmos um Brasil que eles ainda não conhecem. Pernambuco despertou o interesse de grupos colmbianos e mostrou a empresários e políticos brasileiros o trabalho que vem sendo feito com muita energia no estado”, avaliou o governador, que junto com a comitiva de secretários também tratou do combate à violência com a cúpula da segurança pública de Bogotá.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores