sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Na Itália, Eduardo negocia vinda de parque eólico para o Sertão

Em seu último dia de agenda administrativa na Itália, o governador Eduardo Campos reuniu-se com o presidente mundial da Enel Green Power, Maurizio Bezzecheri, para tratar da implantação do primeiro parque eólico do Sertão do estado. A Enel é a maior empresa de energia da Itália e uma das mais importantes do mundo. O secretário do Governo, Maurício Rands, compôs a comitiva pernambucana presente ao encontro e vem acompanhando toda a discussão sobre o assunto.

Os estudos de impacto ambiental necessários para a instalação das turbinas na cidade de Tacaratu, a 440 km do Recife, devem ser entregues pelo Governo do Estado ainda este ano. “A previsão é que comecemos a gerar energia limpa em Pernambuco a partir do último trimestre de 2013”, disse Bezzecheri nesta sexta-feira (07). A companhia italiana obteve 90 MW no leilão público realizado pelo governo brasileiro em agosto deste ano.

Durante o encontro na Embaixada do Brasil em Roma, Eduardo destacou que Pernambuco busca se consolidar como um polo de geração de energia e que o estado já abriga fornecedores importantes do setor de energia eólica. “No território estratégico de Suape, temos a fábrica de aerogeradores da Impsa e a unidade de produção de torres eólicas da Gonvarri. Nosso desejo é que a Enel se junte a este time, formando um cluster em que todos saiam ganhando”, afirmou. “Além disto, dos quatro núcleos de estudo de energia eólica no Brasil, um deles fica em Pernambuco”, reforçou.

Além da eólica, a Enel trabalha com energia hidrelétrica, solar e geotérmica. Com recursos próprios, a empresa planeja investimentos de mais de R$ 1 bilhão (400 milhões de euros) nos próximos cinco anos. Desse valor, quase R$ 800 milhões devem ficar na América Latina. A Enel é a maior acionista da Endesa, distribuidora de energia com atuação no Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.

Outra universidade da Itália abre as portas para estudantes pernambucanos

Estudantes do curso de engenharia das universidades públicas pernambucanas ganharam mais uma chance de estudar na Itália. Após o convênio assinado com a Fiat e o Politécnico de Turim em março deste ano, o Governo do Estado agora ampliou a parceria firmada com Universidade de Bolonha para oferecer vagas de graduação, mestrado e doutorado. O secretário Maurício Rands tem acompanhado desde o início as discussões.

O acerto foi feito ontem em Roma, após uma reunião entre o governador Eduardo Campos e o presidente da região da Emília Romanha, Vasco Errani. Bolonha é a capital da Emília Romanha, situada ao Norte da Itália e formada por outras 12 cidades.

“A expectativa é que cerca de 20 alunos dos cursos de engenharia mecânica, eletrônica e de telecomunicações viajem já em janeiro de 2012. Pernambuco vive um momento de globalização de sua economia e, por isso, é importante que nossos futuros engenheiros adquiram know-how internacional”, afirmou Eduardo.

Através do programa Ciência sem Fronteias, os governos do Brasil e de Pernambuco irão oferecer uma bolsa de estudos para que o estudante se mantenha na Itália durante um ano enquanto a Universidade de Bolonha, uma das mais antigas da Europa, vai isentar parte dos impostos cobrados. O processo de escolha desses estudantes levará em conta o desempenho em sala de aula.

“Numa segunda etapa, vamos oferecer cursos de verão ministrados por professores italianos em Pernambuco e incentivar a pesquisa de temas conjuntos entre estudantes de mestrado e doutorado dos dois países”, explicou o secretário de Governo, Maurício Rands, que acompanha o governador na viagem à Itália.

NEGÓCIOS – O encontro na Embaixada do Brasil serviu também que as partes acertassem a ida de uma missão empresarial da Emília-Romanha a Pernambuco. A visita deve acontecer até maio do próximo ano e focar oportunidades nos setores automobilístico, de energia renovável, tecnologia da informação e agronegócio.

Eduardo continua em Roma nesta sexta-feira para participar do 16º Meeting Internacional promovido pelo Grupo Lide e que vai reunir empresários brasileiros e italianos.

Governo tenta atrair Pirelli para fabricar pneus em Pernambuco

O governador Eduardo Campos reuniu-se ontem em Roma com o presidente mundial da Pirelli, Marco Tronchetti, com o objetivo de iniciar as negociações para a instalação de uma planta industrial da fabricante de pneus italiana no polo automobilístico que se consolida em Pernambuco. O secretário do Governo, Maurício Rands, integra a comitiva pernambucana.

A Pirelli possui cinco fábricas no Brasil que respondem por 30% do faturamento da empresa em todo o mundo. Metade de sua produção local é voltada para a Fiat, que passará a construir carros em Pernambuco a partir de 2013. No Brasil, a Pirelli também fornece pneus para a Volkswagen.

Em quase duas horas de reunião, Eduardo fez uma apresentação do momento econômico favorável vivido no estado e no país. Destacou o incremento do mercado consumidor interno, a chegada da Fiat, da Shineray (motos) e da política estadual de incentivos fiscais para o setor de automóveis, o Proauto.

“Não há nenhuma outra região do Brasil que ofereça tantas vantagens. Estamos no centro de uma região que concentra uma população de 55 milhões de brasileiros, possuímos fábricas de automóveis e motos e, em breve, teremos que abrigar uma fábrica de pneus para esses veículos”, afirmou.

Fundada em 1872, a Pirelli possui outras 14 fábricas em quatro continentes e seus produtos estão presentes em 160 países do globo. A marca é a quinta maior fabricante de pneus do mundo com produtos para veículos leves, motos, caminhões e ônibus. Também produz cabos de aço de uso industrial.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores