segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Prefeitos animados com novo acesso

Folha de Pernambuco
07/01/2012

Aline Vieira Costa

Prefeitos animados com novo acesso 

Prefeitos de cidades do Litoral Norte já se mostram animados com a proposta de uma nova via de acesso à Ilha de Itamaracá. É que a alternativa promete desafunilar o trânsito da BR-101, em Igarassu, e ainda sugere escoar a produção de Goiana e soerguer o turismo daquela região, que há décadas funcionava a todo vapor. A idéia é ligar Maria Farinha (em Paulista) á Ilha, através do chamado Eixo de Ligação Viário Norte, que contará com requalificações, duplicações, além de novas vias e pontes.

Para o prefeito de Itamaracá, Rubens Catunda, a novidade chega em boa hora. “A ilha passou por um período de decadência, mas agora os olhos começam a se voltar para ela. Além de lançar fora o entrave do acesso único, a idéia colabora com os projetos de desenvolvimento que temos para o Forte Orange e para a reconstrução de Jaguaribe, por exemplo”, revelou.

A forma como será construído o acesso ainda não foi definida, mas as construtoras Andrade Gutierrez e Galvão Engenharia, autorizadas pelo Governo do Estado a fazerem os estudos de viabilidade, formarão um consórcio nos próximos dias para elaborar um só projeto, estimado em R$ 600 milhões. A via será obra de uma parceria público-privada (PPP), pedagiada, em molde semelhante à do Paiva, entre Jaboatão dos Guararapes e o Cabo de Santo Agostinho.

“Esse tipo de investimento só é feito quando é sabido que haverá lucro. Mas é preciso pensar na sustentabilidade, Turista quer ver belezas naturais, estas que são um grande patrimônio local”, relatou o prefeito de Igarassu, Gesimário Baracho. O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, por sua vez, cogitou até a possibilidade de reativação do Hotel Gavôa. “O ideal é que todos os prefeitos possam participar da formatação do projeto”, sugeriu o prefeito de Itapissuma, Cal Volia. Segundo o técnico da Secretaria do Governo, Alexandre da Maia, críticas e colaborações poderão ser feitas durante consulta pública, após conclusão do estudo.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores