terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Globo destaca oportunidades de investimentos por meio de PPPs


Nota de O Globo destaca oportunidades de investimentos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em evento que conta com a presença do Secretário do Governo, Maurício Rands:

O Globo - RJ
08/11/2011

Panorama Econômico

Brasil no radar I
Com o agravamento da crise na Europa, cresce o interesse dos investidores pelo Brasil. Isso ficou bem marcado na organização do seminário que acontece hoje em Londres, por iniciativa do BNDES, sobre oportunidades de investimentos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O número de inscritos, 129, superou as expectativas. Os participantes são gestores e investidores que desenvolvem projetos desse tipo na Inglaterra, um país que tem larga experiência nessas concessões.

*OBS:

- O que são PPPs?

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) são acordos de cooperação entre empresas privadas e a administração pública. O setor privado fornece alternativas de gestão e implementação de projetos, providenciando capital e otimizando recursos.

- PPPs em PE:

Pernambuco já desenvolve grandes projetos sob o regime de PPPs. Por exemplo:
Sistema Viário da Praia do Paiva, orçado em R$ 144 milhões, que iniciou suas operações em 10 de junho de 2010 como via de acesso e outros serviços.

Outro projeto já em estudo pelo CGPE (Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas) presidido pelo secretário do Governo, Maurício Rands, é o de Saneamento e Recursos Hídricos, que prevê a ampliação do esgotamento sanitário (coleta e tratamento) da Região Metropolitana do Recife (RMR), incluindo Goiana. A PPP também em estudo pela Compesa estima o investimento de R$ 4 bilhões com a contrapartida financeira de não aumentar as tarifas já cobradas. A RMR e Goiana terão 100% de saneamento em 12 anos.

O secretário Maurício Rands acompanha outro grande investimento através de PPPs, como a proposta de manifestação de interesse (PMI) de consórcio empresarial a fim de desenvolver os estudos necessários à implantação de um complexo industrial de grande porte, com porto e aeroporto internacional, no Litoral Norte do Estado, utilizando-se da mesma dinâmica do Porto de Suape.

O projeto fortalecerá o desenvolvimento sustentável do estado incentivando o Litoral Norte a atingir os mesmos índices de crescimento econômico e social do Litoral Sul, promovendo uma maior integração do estado de Pernambuco com o País e o mundo.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores