segunda-feira, 19 de março de 2012

Missão Panamá é destaque na Rádio CBN


Em entrevista à Rádio CBN, Rodolfo Ramires, Gerente geral para governos e organismos multilaterais da Secretaria de Governo, fala sobre a Expocomer 2012, maior feira multisetorial da América Latina e Caribe.

Em pauta, a participação de Pernambuco na Feira e o estabelecimento de relações e laços comerciais, culturais e econômicos (cooperação descentralizada) entre o Estado e a República do Panamá.

Expocomer é o principal evento da Missão Panamá


A Expocomer 2012, maior feira multisetorial da América Latina e Caribe, será o compromisso mais importante da Missão Panamá, composta por empresários de Pernambuco e órgãos estaduais. O estado terá 32m² de espaço próprio no evento (adquirido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD/Diper). Dez empresas pernambucanas de moda, decoração, calçados, cosméticos e móveis marcarão presença nos standes. Além do Sebrae e da AD/Diper, a Secretaria do Governo (Segov) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) enviam representantes para a feira, que ocorre entre os dias 21 e 24 de março, na Cidade do Panamá.

Estima-se a ida de 2.500 empresas e de 30 países das Américas, Caribe, Europa, Ásia e África para a 31ª edição da Expocomer. A previsão é de que sejam gerados mais de US$ 25 milhões em negócios.

Além da feira, a Missão Panamá terá entre seus destaques visita à Zona Livre de Cólon e à sede da Copa Airlines, encontros na Autoridade da Micro, Pequena e Média Empresa (AMPYME), Universidade das Américas (Udelas) e Escritório do Administrador da Gestão Corporativa do Canal do Panamá. Ao todo, serão compromissos cumpridos ao longo de sete dias – 18 até 25 de março.

A Zona Livre de Cólon, segundo explica o gerente geral para Governos e Organismos Multilaterais, Rodolfo Ramirez, surge como uma opção para a instalação de pontos de distribuição dos produtos pernambucanos. “Identificar potenciais locais para a zona de livre comércio é uma forma de buscar facilitar a importação e exportação de produtos entre os dois países”, salienta.

Paralelamente, a visita à sede da Copa Airlines terá a finalidade de avaliar a promoção dos destinos para o voo Recife-Panamá, que será iniciado ainda neste primeiro semestre. Representantes da Empetur acompanharão as conversas com o trade turístico local. Durante a Expocomer, a Empetur apresentará os principais destinos turísticos do Estado com foco nos segmentos de lazer, negócios e saúde.

Mais focada na questão logística, a reunião sobre o processo de duplicação do Canal do Panamá avalia a possibilidade de intensificar tráfego de navios com o Porto de Suape. “Com a futura conclusão do canal, os panamenhos poderão receber embarcações de grande porte, a exemplo dos Suezmax e dos Panamax”, explicitou Ramirez.

Já a AMPYME, trata-se de uma entidade vinculada ao Ministério de Comércio e Indústria nos mesmos moldes do Sebrae. O Cônsul do Panamá em Pernambuco, Saulo Farias, integra a equipe de discussões para esta pauta. Na ocasião, será assinado convênio de cooperação para estimular o desenvolvimento de micro e médias empresas. Na Universidade das Américas, mais conceituada instituição de ensino panamenha, o vice-reitor, Juan Bosco Bernal, discutirá prováveis acordos de cooperação nas áreas técnico-científicas e acadêmicas.

Membros dos dois governos devem avaliar a geminação da Cidade do Panamá com o Recife. Sendo viabilizado, o novo status dará abertura para intercâmbio cultural, comercial e acadêmico entre ambas as cidades. Por fim, reunidos com integrantes do Ministério da Educação daquele país, técnicos da Secretaria do Governo de Pernambuco discutem a inclusão do Panamá no Programa Ganhe o Mundo, que visa enviar alunos da rede estadual de ensino para países que tenham o idioma inglês ou o espanhol como língua oficial.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores