sexta-feira, 23 de março de 2012

Convênio acerta vinda de professores indianos para ensinar em Timbaúba


O município de Timbaúba, na Zona Mata Norte, vai receber um projeto que promete revolucionar a educação na cidade. Uma parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio das secretarias de Educação (SE) e de Governo (SEGOV); Prefeitura de Timbaúba; Governo da Província de Kerala, na Índia; Governo Federal e UNESCO, vão trazer ao município cerca de cem professores indianos que vão ministrar aulas gratuitas de matemática, inglês, tecnologia da informação, além de técnicas orientais de concentração, respiração e raciocínio.

Os professores indianos vêm para lecionar por um período de três anos. A previsão é que as aulas iniciem já em agosto, em um prédio cedido pela Prefeitura de Timbaúba. O público alvo são estudantes da rede pública estadual e municipal, entre seis e 12 anos, sem haver, no entanto, restrição quanto à faixa etária. Esses jovens poderão comparecer às aulas durante o dia, no turno contrário ao que estudam regularmente. À noite, as aulas serão abertas a toda comunidade.

Uma das grandes novidades é que todas as aulas serão ministradas em inglês. “O desafio é imenso, mas acreditamos que quanto mais nova é a criança, melhor e mais facilmente ela vai aprender aquela linguagem”, afirma Carlos Osório, coordenador local da equipe da UNESCO.

O gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Aurélio Molina, classificou o projeto como inovador. “A SE vai desempenhar um papel de facilitador nesse convênio”, definiu. Ele lembra ainda que o Programa Ganhe o Mundo, desenvolvido pela SE, vai oferecer ensino de inglês e espanhol aprofundado para 24 mil estudantes de todo o Estado. Desses, 800 estudantes viajarão em intercâmbio no exterior, muitos dos quais já estarão de volta no primeiro semestre de 2013, em condições de participar como alunos do projeto desenvolvido em Timbaúba.

Uma comitiva indiana chefiada pelo Secretário de Educação da Província de Kerala, Shavi Shankar, visitou Timbaúba na última quarta-feira (21) para conhecer a realidade local. A província tem um dos mais elevados índices educacionais da Índia. Os professores indianos serão contratados pela UNESCO, com verba repassada pelo Governo Federal.

A escolha por Timbaúba atende à política do Governo de Pernambuco de levar desenvolvimento também à parte norte do estado, depois dos grandes investimentos que chegaram ao litoral sul, puxados pelo Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Brasil – Índia – A ideia das partes integrantes do convênio é que seja fundado em Timbaúba o campus do Instituto Brasil-Índia de Educação Internacional. O instituto vai oferecer cursos de mestrado e doutorado em Educação. A intenção é formar professores para trabalhar não nas universidades, mas no ensino fundamental e médio das escolas públicas do Brasil.

Foto:
Andréa Rêgo Barros
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores