sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pernambuco tem “sede” de mundo


A partir desta semana o secretário do Governo, Maurício Rands, escreve artigos sobre economia e política no jornal digital Pernambuco 247. É um reconhecimento do secretário Maurício Rands ao trabalho realizado pela competente equipe desse novo veículo de comunicação.

Pernambuco 247
11/11/2011

Maurício Rands

Pernambuco tem “sede” de mundo

Depois de ter vivido na Inglaterra nos anos 90, posso ver como mudou o sentimento dos europeus em relação aos brasileiros. Na condição de Secretário do Governo, tive a oportunidade de cumprir missões internacionais por países estratégicos do Velho Continente, quais sejam: Inglaterra, Itália, Noruega, entre tantos outros. Hoje, olhamos de igual para igual, podemos encará-los de frente e ter a convicção de que somos uma potência respeitada nas áreas política e econômica. Afinal, somos lideranças do BRICs.

Durante esta semana, representando Pernambuco no Joint Economic and Trade Committee (JETCO), pude mais uma vez concluir que a crise européia fez “triplicar” o interesse dos investidores estrangeiros pelo Brasil. Pernambuco, em especial, cresce próximo dos índices asiáticos e surge como opção preferencial de diversos empreendedores. Ao lado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, apresentei as nossas potencialidades no JETCO e em UR-The City. Tratei especialmente do nosso programa de investimentos em PPPs. A Inglaterra vivenciou (a) há anos projetos nesse formato.

É tocante o assédio dos europeus. Eles apostam no nosso desenvolvimento como mola propulsora para o soerguimento de seus mercados e de suas potências econômicas. E com isso vem o respeito. Não existe mais a história de sermos tratados como país de terceiro mundo. Entramos e saímos com a cabeça erguida.

A prova da nossa força está nas parcerias em grande escala. Não estamos fechando convênios que visam apenas a instalação de novas indústrias. Estamos impondo o modelo de desenvolvimento que almejamos. Queremos, sim, a implantação de fábricas de todos os polos, mas queremos a consolidação de todo um processo de melhoria da condição de vida dos nossos trabalhadores e a abertura de espaço para a qualificação dos pernambucanos. Depende de nós e de Pernambuco estar fazendo primeiro o seu dever de casa.

Os entes privados esperam atingir um novo grau de investimentos em Pernambuco através das PPPs. O êxito com o Complexo Viário da Ponte do Paiva nos consolidou como destino seguro para uma área que ainda é tão pouco explorada no Brasil.

Com a autoridade de presidente do Comitê Gestor de PPPs, asseguro que há espaço para mais projetos ousados. E assim tem sido: o Centro de Ressocialização de Itaquitinga servirá como vitrine nacional, a Arena da Copa do Mundo de 2014 está sendo construída a todo o vapor e trabalhamos com a perspectiva de que o Litoral Norte torne-se abrigo para um complexo industrial aeroportuário.

Seguimos nas relações internacionais e iniciando negociações como as que foram iniciadas na última visita do governador Eduardo Campos à Itália: novas oportunidades de intercâmbio para estudantes, atração de grandes empresas (Pirelli, Grupo Fincantieri) e a possibilidade de vinda de um parque eólico para o Sertão. Pernambuco agora olha para cima, Pernambuco tem “sede” de mundo. Crédtio: Roberto Pereira

Assombrações do Recife Velho

Indicação do secretário Maurício Rands: "Quem quiser se divertir bem com atores pernambucanos e o nosso Morse Neto, vá à Fliporto. Assombrações do Recife Velho é um verdadeiro espetáculo!"

Assombrações do Recife Velho

Temporada 2011: dias: 11, 12, 13, 14, 15 (Fliporto), 18, 19, 25 e 26 de novembro/ 2 e 3 dezembro

Sexta-feira e sábado: Sessões – 18h30 | 20h30
Local – Ladeira de São Francisco, 95, Carmo, Olinda
(Próximo a Secretaria de Turismo)

Ingresso – R$ 25,00 | R$12,50 (estudante)

Vendas – Estande da Fundação Gilberto Freyre (Fliporto)

Fundação Gilberto Freyre l No local do espetáculo

Informações e reservas – (81) 3441-1733 / 2883 | loja@fgf.org.br

Vagas limitadas a 30 pessoas por sessão

Elenco: Carminha Moraes, Edinaldo Ribeiro, Francis Souza, Josiel Barros, Marcelo de Paula, Méri Lins, Mitafá, Morse Lyra, Paulo André Viana e Renê Ribeiro l Direção: Paulo André Viana l Produção: Cecita Wanderley, Manuella Falcão e Paulo André Viana l Figurino e Maquiagem: Francis Souza; Contra-regragem: Louis Morais.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores