quarta-feira, 7 de março de 2012

Aposta na exportação: Feira Multisetorial no Panamá para pequenos e médios empresários de PE


Diario de Pernambuco - PE
07/03/2012 - 06:55


Aposta na exportação

Feira Multisetorial no Panamá abrirá os caminhos para vendas de pequenos e médios empresários do estado

Thatiana Pimentel

Nove pequenos e médios empresários pernambucanos terão uma oportunidade única de exportarem para países americanos e no Caribe com a Feira Multisetorial no Panamá que irá ocorrer entre os dias 21 e 24 de março. Essa é a primeira vez que o estado irá participar do evento e os empresários participantes já estão tendo assessoria técnica da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), que disponibilizou uma equipe de apoio para ajudar as empresas envolvidas na escolha de amostras para a feira.

Além da consultoria in loco, a AD-Diper também está organizando as rodadas de negócio que as empresas pernambucanas irão realizar na feira. “Como o evento é muito organizado, disponibilizaram um site só para agendamento das rodadas. Nosso papel é ajudar os empreendedores locais a encontrarem os empresários realmente interessados nos seus produtos. Já conseguimos agendar 10 encontros para cada uma das nove empresas que vão para a feira”, explicou Fabiana Macêdo, assessora técnica da Unidade de Negócios Internacionais da AD-Diper.

O melhor é que toda essa ajuda é dada gratuitamente pela agência. Os empresários só irão pagar hospedagem e passagem. Até o estande na feira sairá por conta da AD-Diper. “Nosso objetivo é incentivar os empreendedores locais que querem aumentar sua produção e exportar. O mercado mundial está aberto e o estado tem muito a oferecer em termos de qualidade e diversidade de produtos”, afirmou Fabiana.

Sylvia Guerra, sócia da fábrica de objetos artesanais de decoração Artes e Ofícios, é uma das empresárias que está recebendo apoio da agência para participar da feira. Com as amostras já escolhidas, catálogo pronto e experiência em exportação, ela espera firmar negócios com países da América Latina e os Estados Unidos. “Já enviei produtos para Angola, Venezuela e Uruguai e estou fechando um contrato com o México. Mesmo assim, exporto apenas 1% da minha produção, que pode aumentar. Por isso me inscrevi na feira, porque é uma forma de apresentar meus produtos para o mundo e conhecer meus concorrentes”.

Segundo ela, sua expectativa é chegar a exportar 5% de sua produção até o fim do ano. Para isso, terá que superar um concorrente de peso: a China. “A gente sabe que é difícil exportar. Não vou dizer o contrário. Mas, justamente por causa disso, temos que aproveitar qualquer oportunidade”.

Saiba mais:

Veja quais os setores que representarão Pernambuco na Feira Multisetorial Internacional do Panamá:

Comésticos
Bijuterias
Artigos artesanais
Artigos de decoração
Roupas profissionais
Alimentos saudáveis
Moda praia
Móveis

*A partir de 23 de junho, a Companhia Panamenha de Aviação S.A. (Copa Airlines) passa a operar quatro frequencias semanais entre o Recife e a Cidade do Panamá que é zona franca de produtos eletrônicos, sendo uma das mais procuradas entre os destinos de compras. Um dos planos da parceria entre a Copa Airlines e o Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria do Governo de Pernambuco, é utilizar a via aérea como rota de escoamento dos produtos locais para exportação.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores