quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

“Fizemos desenvolvimento capaz de incluir as pessoas”

O secretário do Governo, Maurício Rands, concedeu, hoje, entrevista à Rádio Folha. Durante a entrevista, Maurício destacou sua tríplice função no Governo de Pernambuco onde coordena e preside o Comitê Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPE), além de ser responsável pela articulação nacional e internacional de Pernambuco, principal atribuição da Secretaria do Governo (Segov). “Acho que a Segov foi criada num momento muito oportuno. Pernambuco começa a ser destino de investimentos não só no cenário nacional, mas também internacional”, ressaltou Maurício.

Rands, que responde pelas relações internacionais de Pernambuco na condição de secretário do Governo, comentou sua missão em Londres, capital mundial em termos econômicos, onde representou o Estado em evento promovido pelo BNDES sobre oportunidades de investimentos, reunindo gestores e investidores com larga experiência em PPPs.

Maurício também destacou a gestão participativa e igualitária da atual administração. “Atuamos para realizar os valores de desenvolvimento que sejam capazes de incluir as pessoas”.

A respeito da PPP de Saneamento, o secretário reconheceu o trabalho das equipes do Governo Eduardo Campos no trabalho feito para viabilizar o projeto de universalização do esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. “Se fôssemos com toda aquela burocracia, estudos mais otimistas dizem em 30 anos, alguns, em 60 anos”, acrescentou. Segundo Maurício, ao estruturar uma PPP, o prazo de execução das obras passa para 12 anos.

Dentre os investimentos no litoral norte enfatizou a Fiat, Arco Metropolitano e Centro de Ressocialização de Itaquitinga. O município terá o primeiro presídio do Brasil construído por meio de PPP, com prazo de inauguração para meados do segundo trimestre de 2012. “O ministro (da Justiça) José Eduardo Cardozo fala que seria um modelo para adaptar no Brasil. Situação diferenciada em termos de presídios. Aquele dogma que dizia ‘ninguém quer receber presídio’, a matéria do Valor Econômico mostra que a vinda de um presídio tende a gerar atividade econômica maior, além de recursos, de tributos”, defendeu Maurício. Com o complexo prisional, a penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, será desativada.

Por fim, perguntado sobre os desafios da Secretaria do Governo para 2012, Maurício Rands respondeu que continuará “tocando com a Secretaria de Recursos Hídricos o programa da PPP de saneamento”, a possível PPP de requalificação da PE-01 além de um programa na área de transportes “que vai ajudar a alavancar o desenvolvimento que Pernambuco experimenta”, o Caminhos de Pernambuco.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores