domingo, 18 de dezembro de 2011

Matemática com ajuda de indianos

Diario de Pernambuco - PE
18/12/2011 - 09:53

Mirella Marques

Matemática com ajuda de indianos

Parceria entre a Unesco e o governo da Índia prevê a vinda de 50 professores para atuar na rede estadual.

Uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o governo da Índia promete revolucionar a educação no interior de Pernambuco. A cidade de Timbaúba, a 100 quilômetros do Recife, vai receber um projeto-piloto que prevê a vinda de 50 professores indianos. Os convênios estão sendo firmados diretamente com as universidades de formação de docentes de Nova Délhi e Goa. Eles vão dar aulas de matemática, inglês (segunda língua da Índia) e desenvolvimento espiritual para estudantes de escolas municipais com idades entre 6 e 12 anos. De acordo com o governo do estado, as aulas podem começar já no 2º semestre de 2012.

Os professores indianos não serão lotados no ensino regular nem vão substituir os docentes pernambucanos. As aulas de reforço vão ser dadas nos contraturnos. Os recém-formados devem ficar de um a dois anos no estado. Os salários dos intercambistas, ainda sem valor divulgado, será pago pela Unesco e pela empresa STR. Esses professores ficarão em casas de famílias pernambucanas ou em residências alugadas. “Inicialmente o trabalho será firmado para atender os estudantes da Zona da Mata Norte”, disse o secretário de Governo Maurício Hands, que está à frente do projeto-piloto.

Segundo Hands, a ideia de trazer os indianos para cá surgiu durante uma viagem em comitiva, realizada no mês de setembro. A Índia é referência mundial em matemática. O Brasil - e Pernambuco também entra nessa média- sofre com um déficit de cerca de 200 mil professores nas áreas de matemática, física e química. O governo do estado espera que os indianos ajudem a difundir o inglês no interior.

*Treinamento

Antes de chegar ao Brasil, os indianos serão treinados para conhecer um pouco mais da educação e da cultura do país sul-americano. Em seguida, eles passarão pela etapa de ambientação. O governo vai implantar um centro exclusivo para esses docentes no Recife. Lá eles vão poder trocar experiências, receber treinamentos adicionais e se reunir. O projeto-piloto faz parte do programa “Ganhe o Mundo”, que além das chegada dos professores da Índia também prevê a distribuição de bolsas de intercâmbio para os alunos da rede estadual de ensino. Assim como o Brasil, a Índia integra o seleto grupo das potências emergentes, o chamado Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores