sexta-feira, 9 de março de 2012

Arena Pernambuco com energia solar


Diario de Pernambuco - PE
09/03/2012 - 06:39

Economia 

Arena da Copa com energia solar

Celpe vai implantar usina no estádio em São Lourenço e tem projeto alternativo em Fernando de Noronha

Da Redação

A Arena Pernambuco, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014, vai ser abastecida por energia solar. Ontem, a Celpe anunciou investimentos de R$ 13 milhões na implantação de uma usina no estádio, em São Lourenço da Mata. A usina vai gerar 1MWp de potência instalada, energia suficiente para atender, na média, seis mil pessoas. A companhia energética também tem projeto para estudos de conexão da energia solar no arquipelágo de Fernando de Noronha, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), que vão fornecer apoio técnico para implantação dos primeiros painéis fotovoltaicos na ilha.

A implantação da usina na Arena Pernambuco tem início previsto para o segundo semestre deste ano. A expectativa é a de que entre em funcionamento até junho de 2013. O projeto será feito pelo Grupo Neoenergia, através da Celpe, com a Odebrecht Energia, além de parceria com o governo do estado. A instalação da usina solar faz parte de um projeto estratégico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), lançado em agosto do ano passado, e que será realizado pelas concessionárias do Neonergia, que inclui também a Coelba, da Bahia, e a Cosern, do Rio Grande do Norte, com a Odebrecht. O investimento total é de R$ 24,5 milhões.

A implantação e operação da usina não acarretarão custos adicionais ao estádio, em construção pela Odebrecht Infraestrutura, já que serão bancados pelas empresas participantes do projeto da planta solar. Toda energia gerada será destinada à Arena Pernambuco. Pelo mundo, existem arenas com energia solar em Seattle e São Francisco, nos Estados Unidos, e em Nuremberg, na Alemanha.

Já Fernando de Noronha será o primeiro local no estado a contar com redes elétricas inteligentes (REIs) instaladas pela Celpe. O sistema vai reunir as principais tecnologias nas áreas de medição, telecomunicações, tecnologia da informação e automação em um único produto.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores