quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Desenvolvimento econômico em questão

O secretário do Governo, Maurício Rands, participa de debate na Rádio Jornal sobre o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Em pauta, o salto econômico e social propiciado pela atual gestão que vincula crescimento com melhorias na qualidade de vida dos pernambucanos.

Um dos pontos destacados pelo secretário foi à queda da taxa de desemprego da Região Metropolitana do Recife (RMR), hoje um dos menores índices de desemprego da história (6,1%). Outra questão discutida foi o crescimento econômico do Nordeste em relação à média nacional. Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, já Pernambuco cresceu 9,3%, patamar próximo ao da China. Em investimento público previsto para os próximos anos, os valores giram em torno de R$ 15 bilhões.

No quesito educação, Maurício discutiu as ações do Governo através de sistema de monitoramento, valorização do magistério e o investimento em escolas de referência e técnicas e qualificação profissional. Dentre as atribuições da Secretaria do Governo, ressaltou os estudos de viabilidade para a construção do Arco Metropolitano, o lançamento da consulta pública da Parceria Público-Privada (PPP) de Saneamento e o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, construído por meio de PPP.






Embaixador da Finlândia discute tecnologia, saúde e engenharia

Estreitar os laços entre Pernambuco e a Finlândia na área de Tecnologia da Informação, Saúde e de Engenharia Naval. Este foi o objetivo do encontro entre o governador em exercício, João Lyra Neto, e o embaixador da Finlândia no Brasil, Jari Petteri Luoto, ontem, no Palácio do Campo das Princesas. Na condição de secretário do Governo e respondendo diretamente pelas relações internacionais no Estado, Maurício Rands também acompanhou a reunião com o embaixador.

Mais cedo, o diplomata esteve no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) para levantar possíveis acordos de cooperação técnica. “Gostei do que vi aqui. A Finlândia tem a melhor saúde pública do mundo segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e Pernambuco está se desenvolvendo bastante nesta área. Podemos firmar compromissos nesta direção”, afirmou otimista o embaixador Jarí Luoto.

“Temos interesse em toda parceria que nos ajude a melhorar as condições de vida do povo de Pernambuco. A Finlândia nos oferece a oportunidade de qualificar o atendimento na rede pública de saúde e de consolidar a nossa indústria naval, e isso nos deixa animados”, disse João Lyra.

Na área de TI, a Finlândia tem tudo a ver com Pernambuco e com o Brasil. Com sede na cidade de Keilaniemi, ao lado da capital Helsinque, a Nokia é a maior empresa em vendas de tecnologia móvel no Brasil. De olho na oportunidade, João Lyra apresentou o nosso Porto Digital.

Consulta pública para PPP de saneamento será lançada amanhã

Hoje, em entrevista ao programa CBN Total, o secretário do Governo, Maurício Rands, antecipou detalhes sobre a 23ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGPE), que acontecerá amanhã, às 11h. O Governo lançará consulta pública para discutir com a sociedade o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que universalizará a rede de esgotamento sanitário em um prazo de 12 anos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana.

"Desde 2007 que estudos de viabilidade estão sendo feitos por investidores para universalizar o esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife. Junto ao secretário de Recursos Hídricos, João Bosco, e ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, recebi o estudo de viabilidade do consórcio que fará a obra", ressaltou Maurício Rands.

De acordo com o secretário, essa primeira etapa de construção do estudo contou com o apoio da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado. "Antes de haver a licitação, é preciso fazer a consulta pública a respeito da modelagem jurídica e ambiental, pois a PPP tem pretensão de durar 35 anos. É uma decisão muito corajosa do governador Eduardo Campos. (...) No Brasil, há o discurso de que essas obras não têm visibilidade como a construção de um viaduto ou estrada, mas fica claro que toca na questão da saúde pública", acrescentou.

*Outros dados da PPP de saneamento:
Beneficiará 4,5 milhões de pernambucanos;
Será a maior obra de esgotamento sanitário do Brasil (menos de um terço da população pernambucana tem coleta de esgoto);
A obra tem prazo de duração de 12 anos para ser totalmente concluída;
O consórcio responsável avaliou o projeto em R$ 4,5 bilhões.

Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores