quarta-feira, 7 de março de 2012
Aposta na exportação: Feira Multisetorial no Panamá para pequenos e médios empresários de PE
Diario de Pernambuco - PE
07/03/2012 - 06:55
Aposta na exportação
Feira Multisetorial no Panamá abrirá os caminhos para vendas de pequenos e médios empresários do estado
Thatiana Pimentel
Nove pequenos e médios empresários pernambucanos terão uma oportunidade única de exportarem para países americanos e no Caribe com a Feira Multisetorial no Panamá que irá ocorrer entre os dias 21 e 24 de março. Essa é a primeira vez que o estado irá participar do evento e os empresários participantes já estão tendo assessoria técnica da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), que disponibilizou uma equipe de apoio para ajudar as empresas envolvidas na escolha de amostras para a feira.
Além da consultoria in loco, a AD-Diper também está organizando as rodadas de negócio que as empresas pernambucanas irão realizar na feira. “Como o evento é muito organizado, disponibilizaram um site só para agendamento das rodadas. Nosso papel é ajudar os empreendedores locais a encontrarem os empresários realmente interessados nos seus produtos. Já conseguimos agendar 10 encontros para cada uma das nove empresas que vão para a feira”, explicou Fabiana Macêdo, assessora técnica da Unidade de Negócios Internacionais da AD-Diper.
O melhor é que toda essa ajuda é dada gratuitamente pela agência. Os empresários só irão pagar hospedagem e passagem. Até o estande na feira sairá por conta da AD-Diper. “Nosso objetivo é incentivar os empreendedores locais que querem aumentar sua produção e exportar. O mercado mundial está aberto e o estado tem muito a oferecer em termos de qualidade e diversidade de produtos”, afirmou Fabiana.
Sylvia Guerra, sócia da fábrica de objetos artesanais de decoração Artes e Ofícios, é uma das empresárias que está recebendo apoio da agência para participar da feira. Com as amostras já escolhidas, catálogo pronto e experiência em exportação, ela espera firmar negócios com países da América Latina e os Estados Unidos. “Já enviei produtos para Angola, Venezuela e Uruguai e estou fechando um contrato com o México. Mesmo assim, exporto apenas 1% da minha produção, que pode aumentar. Por isso me inscrevi na feira, porque é uma forma de apresentar meus produtos para o mundo e conhecer meus concorrentes”.
Segundo ela, sua expectativa é chegar a exportar 5% de sua produção até o fim do ano. Para isso, terá que superar um concorrente de peso: a China. “A gente sabe que é difícil exportar. Não vou dizer o contrário. Mas, justamente por causa disso, temos que aproveitar qualquer oportunidade”.
Saiba mais:
Veja quais os setores que representarão Pernambuco na Feira Multisetorial Internacional do Panamá:
Comésticos
Bijuterias
Artigos artesanais
Artigos de decoração
Roupas profissionais
Alimentos saudáveis
Moda praia
Móveis
*A partir de 23 de junho, a Companhia Panamenha de Aviação S.A. (Copa Airlines) passa a operar quatro frequencias semanais entre o Recife e a Cidade do Panamá que é zona franca de produtos eletrônicos, sendo uma das mais procuradas entre os destinos de compras. Um dos planos da parceria entre a Copa Airlines e o Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria do Governo de Pernambuco, é utilizar a via aérea como rota de escoamento dos produtos locais para exportação.
Blog Archive
- 2012 (59)
- 2011 (85)
- 2010 (128)
Blog Archive
About Me
- Assessoria de Comunicação
- Recife, Pernambuco, Brazil
- Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.