terça-feira, 1 de novembro de 2011
Mártir da Revolução Pernambucana tem nome inscrito no Livro Heróis da Pátria
Líder da Revolução Pernambucana de 1817, o capixaba Domingos José Martins passou a ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, obra que hoje está arquivada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
Comerciante e maçom, Domingos Martins passou parte de sua vida em Londres e absorveu as ideias liberais da Europa. Voltou ao Brasil com a base do ideário iluminista e, segundo relata o livro A Noiva da Revolução, estando em Pernambuco, tornou-se uma das grandes lideranças durante a Revolução Pernambucana.
Com a derrota dos revolucionários, foi preso e levado à Bahia e fuzilado em 12 de junho de 1817 no Campo da Pólvora, conhecido atualmente como Campo dos Mártires.
Na condição de deputado federal, Maurício Rands apresentou Projeto de Lei solicitando a inclusão do nome de Domingos Martins no Livro dos Heróis da Pátria. Atendendo a proposição, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.488.
Blog Archive
- 2012 (59)
- 2011 (85)
- 2010 (128)
Blog Archive
About Me
- Assessoria de Comunicação
- Recife, Pernambuco, Brazil
- Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.