terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mártir da Revolução Pernambucana tem nome inscrito no Livro Heróis da Pátria



Líder da Revolução Pernambucana de 1817, o capixaba Domingos José Martins passou a ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, obra que hoje está arquivada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.


Comerciante e maçom, Domingos Martins passou parte de sua vida em Londres e absorveu as ideias liberais da Europa. Voltou ao Brasil com a base do ideário iluminista e, segundo relata o livro A Noiva da Revolução, estando em Pernambuco, tornou-se uma das grandes lideranças durante a Revolução Pernambucana.


Com a derrota dos revolucionários, foi preso e levado à Bahia e fuzilado em 12 de junho de 1817 no Campo da Pólvora, conhecido atualmente como Campo dos Mártires.


Na condição de deputado federal, Maurício Rands apresentou Projeto de Lei solicitando a inclusão do nome de Domingos Martins no Livro dos Heróis da Pátria. Atendendo a proposição, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.488.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Visualizar meu perfil completo

Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil
Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget