quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eduardo apresenta Pacto pela Vida em cidade símbolo de combate ao crime


Blog de Notícias – SEI

15/02/2012 – 17:10

Eduardo apresenta Pacto pela Vida em cidade símbolo de combate ao crime

O sucesso do Pacto pela Vida (PPV) levou o governador Eduardo Campos a Bogotá nesta quarta-feira (15/02). Ele foi o único governante brasileiro a participar do "Congresso Internacional para autoridades territoriais: A segurança cidadã, um compromisso de todos", promovido pelo Governo da Colômbia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Realizado no centro de exposições Corferias, em Bogotá, o evento teve início ontem e reuniu, em oito paineis, dezenas de estudiosos e especialistas na área de segurança pública do mundo todo. Na plateia, centenas de prefeitos e autoridades policiais colombianas. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o presidente do BID, Luís Alberto Moreno, também participaram do evento.

Eduardo integrou o painel "Experiências contra a criminalidade: os casos da Itália e do Brasil". Durante duas horas, ele dividiu o palco com o Procurador Antimáfia da Itália, Piero Grasso, e com o especialista em assuntos judiciais da Embaixada da Itália nos EUA, Giannicola Sinisi. “É uma grande emoção vir para um seminário internacional e ver o Pacto pela Vida na mesa”, disse o governador.

A cidade de Bogotá tem um dos cases mais expressivos na repressão da criminalidade. Eduardo destacou a importância da troca de experiências entre o Brasil e a Colômbia. “O governo colombiano, por tudo que viveu o país e pelo esforço que tem feito para melhorar a sua segurança pública, tem muito a nos oferecer”, reconheceu. Ele sugeriu aos membros do BID promover um evento igual em solo brasileiro. “Reuniríamos os prefeitos do Brasil inteiro, garantindo o envolvimento dos gestores com o tema da segurança pública a partir de experiências bem-sucedidas”.

Na sua apresentação, o governador detalhou os resultados do PPV nestes quase cinco anos de existência do programa. Expôs 30 slides onde ilustrou a mudança de gestão que permitiu a Pernambuco deixar a incômoda posição que ocupava em 2006, de segundo lugar no ranking de homicídios em todo o Brasil.

A divisão do estado em 26 Áreas Integradas de Segurança, a implantação do sistema de georeferenciamento dos crimes, o aumento de 86,6% nos investimentos em segurança pública e do efetivo policial em 45% foram destacados.

"Essas iniciativas nos possibilitaram reduzir, em quatro anos de Pacto pela Vida, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais no nosso estado em 25,8% e em 35,4% na nossa capital. São números mais expressivos que os alcançados pelos programas Tolerância Zero, de Nova Iorque (8,2% de redução), e de vigilância cidadã de Bogotá (17,5%)”, comparou, citando todos os atores envolvidos no programa, desde “a sociedade civil aos profissionais de polícia que tornam o PPV uma realidade”.

VISITA - Após o seminário, o governador visitou dois presídios femininos para conhecer o modelo de Ressocialização colombiano. A secretária da Mulher, Cristina Buarque, o secretário de Governo, Maurício Rands, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa e o consultor Murilo Cavalcanti acompanharam Eduardo em Bogotá. A comitiva deixa a Colômbia ainda hoje com destino ao Recife.


Foto: Carlos Percol/SEI

Folha de Pernambuco - PE
16/02/2012 - 07:43

Fogo Cruzado

Inaldo Sampaio

Vapt-vupt - Durou apenas 24 horas a viagem de Eduardo Campos à Colômbia para palestrar num seminário sobre “segurança cidadã”. Foram com ele a 1ª dama, Renata, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), Murilo Cavalcanti e os secretários Maurício Rands e Cristina Buarque.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Visualizar meu perfil completo

Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil
Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget