quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fórum Construir

Estimular o debate sobre como Pernambuco está se preparando para lidar com o crescimento impulsionado pelos investimentos estruturadores. O Fórum Construir reuniu um público estimado de 400 pessoas, com presença de autoridades dos setores público e privado, além de profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, consultoria e construção civil.

O secretário do Governo, Maurício Rands, esteve presente e participou com intervenções sobre a economia pernambucana e as contrapartidas ambientais em áreas estratégicas de desenvolvimento, a exemplo do Complexo Industrial e Portuário de Suape. Ao final, o secretário respondeu a perguntas do público presente. O encontro foi promovido pela revista Construir Nordeste e pelo Instituto de Qualificação (IQ). Crédito: Paulo Marinho

Embaixador da Áustria avalia parcerias com PE


O secretário do Governo, Maurício Rands, recebeu hoje (29-09-2011), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador da Áustria no Brasil, Hans-Peter Glanzer. Dentro das questões bilaterais, foram tratados aspectos econômicos e possíveis parcerias entre o país europeu e Pernambuco.

Áreas potencias, polos de desenvolvimento e de interesse comum entre as duas nações estiveram no cerne das discussões e foram observados de forma mais abrangente. O cônsul comercial da Áustria no Brasil, Ingomar Lochschmidt, acompanhou a reunião. Crédito: Aluísio Moreira
quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Delegação de Países de Língua Portuguesa conhece Pernambuco

Representando o Governo de Pernambuco, o secretário Maurício Rands recebeu hoje, no Palácio do Campo das Princesas, delegação composta por seis países: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe. O grupo participou da 4ª Encontro da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP).

Entre os dias 27 e 29 do mês corrente, o coordenador do Secretariado Permanente da UBPLP, Duarte Caldeira, conduziu a delegação nos debates e palestras sobre Proteção Civil e Emergência nos Grandes Eventos com foco na Copa de 2014. Eles passaram a experiência de acompanhar e monitorar principalmente os grandes torneios futebolísticos.

Maurício Rands falou a respeito dos investimentos alocados no Estado e da organização para a Copa do Mundo de 2014. Em nome do governador Eduardo Campos, o secretário recebeu o capacete de bombeiro que representa toda a corporação. Comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e presidente da Liga Nacional do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, o coronel Casa Nova esteve acompanhando a delegação. Crédito: Paulo Marinho
segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Maurício Rands apresenta Pernambuco à Escola de Comando e Estado-Maior

Sob a coordenação do coronel e subcomandante da Escola, Marcos Antônio Soares de Melo, os militares visitaram Pernambuco com a finalidade de aprofundar "estudos estratégi

cos" sobre a Região Nordeste.

Maurício Rands abordou o momento econômico do Estado e o cenário geral que envolve os pernambucanos. Apresentou vídeo com as potencialidades locais e material tocante aos grandes empreendimentos alocados na região. Entre escalões de major e tenente coronel, 25 militares acompanharam a palestra.

*A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada no Rio de Janeiro, é um estabelecimento do Exército Brasileiro. Sua missão é a de preparar oficiais superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e de assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre. Crédito: Paulo Marinho
quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ana Arraes vence eleição para TCU

Fala do secretário do Governo, Maurício Rands, na ocasião da vitória da deputada federal Ana Arraes (PSB) na eleição para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU):

"Pernambuco vibra, mostramos força política em Brasília. Ontem, passei os dois últimos dias na Câmara Federal e falei com governadores, deputados, senadores de todos os estados. O que vi foi o reconhecimento da força política de Pernambuco, do governador Eduardo Campos, de todos os pernambucanos. A vitória de Ana Arraes para o TCU mostra força política. Força política gera investimento, investimento gera emprego. Ana foi criada acompanhando os assuntos da vida pública, foi deputada federal com cerca de 400 mil votos, é uma pessoa que não há nada o que dizer sobre a vida dela. Pernambuco está de parabéns!"

Ana Arraes será a primeira mulher a ocupar a vaga de ministra no órgão com expressiva votação: 222 dos 493 votantes optaram pela socialista.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1º Fórum Multilateral de Negócios do Mercosul

O secretário estadual do governo, Maurício Rands, representou hoje o governador Eduardo Campos no 1º Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul que está sendo realizado, no Recife, quinta e sexta-feira, desta semana, no Mar Hotel, em Boa Viagem.

O evento é uma promoção da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil e contará com a participação de mais de 40 convidados do Brasil, Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Entre os temas que serão debatidos figuram a integração econômica e comercial entre os países da América do Sul e os destinos turísticos do continente.

Maurício Rands participará de um painel de discussões políticas envolvendo os países relacionados do Mercosul e a Venezuela. O país de Hugo Chávez quer entrar no Mercosul, mas precisa da autorização do Congresso do Paraguai. O Congresso do Brasil já aprovou a entrada dos vizinhos venezuelanos. Crédito: Paulo Marinho
quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Livro: Desigualdades Regionais no Brasil

Secretário do Governo, Maurício Rands prestigiou o lançamento do livro Desigualdades Regionais no Brasil: Natureza, Causas, Origens e Solução. Foram necessários 2 anos de intensa pesquisa e estudo para elaboração da obra.

Alexandre Rands traça a educação como ferramenta fundamental para a mudança do cenário desequilibrado brasileiro, faz comparativos com modelos educacionais e econômicos implantados em outros países e aponta possíveis falhas em políticas econômicas aplicadas por grandes nomes do país, a exemplo do economista Celso Furtado. O lançamento ocorreu na Livraria Cultura, Paço Alfândega. Crédito: Paulo Marinho
sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Missão à Índia


O secretário do Governo, Maurício Rands, viaja hoje para a Índia. A missão internacional, que se estenderá até o dia 12 deste mês, terá como princípio a atração de novos investidores para Pernambuco. Além disso, o secretário terá a companhia de empresas privadas interessadas em concretizar convênios de cooperação na área de educação junto com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A proposta é viabilizar a vinda de professores indianos para a rede pública de ensino de Pernambuco. O objetivo é de que eles possam lecionar matemática e inglês. A iniciativa já conta com o apoio da Secretaria de Educação por meio de seu secretário, Anderson Gomes.

Em contato com o diplomata Marco Antonio Diniz Brandão, embaixador da Índia, Nepal, Maldivas e Bangladesh no Brasil, Maurício Rands fechou audiências com os seguintes órgãos: Diretoria do Departamento de Educação da Universidade de Delhi, bem como com os responsáveis pela cooperação internacional (data: 5 de setembro); Diretoria do Departamento de Comunicação da Universidade de Mumbai, bem como com os responsáveis pela cooperação internacional (data: 9 de setembro).

Com mais de 60 anos desde a sua fundação, a Unesco tem por objetivos contribuir para o desenvolvimento das nações através da educação, ciência, cultura e comunicação. Entre suas atividades, a Unesco financia a formação de professores e cria escolas em regiões de refugiados. Nova Délhi está contemplada entre as poucas cidades escolhidas para conferências gerais realizadas pela Unesco. Os indianos receberam o órgão em 1956.

Nova Délhi destaca-se por ser a capital de um país que passa por grande desenvolvimento de sua economia. A Índia integra o seleto grupo das potências emergentes: o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). As instituições de ensino da cidade são reconhecidas pela boa base em matemática, além do fato de que os indianos foram colonizados pelos britânicos e, portanto, falam fluentemente o inglês.

Na condição de Secretário do Governo, Maurício Rands tem entre suas principais atribuições as relações internacionais em prospecção de novos investimentos para o Estado. A viagem para a Índia segue um roteiro de missões que já passou pela Itália, Inglaterra, Noruega e Colômbia.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Livro: Direitos Fundamentais nas Relações entre Particulares

O secretário do Governo, Maurício Rands, marcou presença no evento de lançamento do livro da advogada e procuradora judicial do Recife, Andréa Galiza, na Livraria Cultura.

Andréa Galiza fez uma noite de autógrafos da obra Direitos Fundamentais nas Relações entre Particulares, que faz um estudo teórico e prático da real eficácia do direito fundamental. A abordagem é feita a partir do legislação nacional e todas as suas minúncias e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Crédito: Ricardo Ramos
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores