quinta-feira, 3 de novembro de 2011

24 mil alunos da rede pública terão cursos gratuitos de inglês e espanhol


O Governo do Estado oferecerá cursos de inglês e espanhol aos estudantes da rede estadual de ensino. Poderão participar alunos do 1° ano do ensino médio semi-integral, integral ou integrado à educação profissional matriculados em 2011. O programa também oferecerá 474 bolsas de intercâmbio como forma de incentivo aos estudantes que se destacarem durante as aulas. Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são os países disponíveis para os intercambistas estudantes da língua inglesa. Para o espanhol, Pernambuco pretende assinar convênio com os governos da Espanha, Chile e Uruguai.

O programa, lançado hoje pelo Governador Eduardo Campos, prevê a criação de 20 mil vagas para os cursos de inglês e cerca de quatro mil para os cursos de espanhol. A estimativa é de que até o final de 2012 sejam atendidos 72 mil alunos. O governo está investindo R$ 50 milhões para custear os cursos e viagens. Durante a solenidade, Campos destacou o papel importante de Mauricio Rands (na foto, ao lado da cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Usha Pitts), secretário do Governo, que atuou como relações internacionais articulando parcerias estrangeiras a fim de estruturar o programa pernambucano que já é o maior do Brasil na área. Até então o estado com maior número de vagas em cursos de língua estrangeira era o Espírito Santo com cerca de 8 mil, em segundo o estado de São Paulo - maior economia do país e maior número de habitantes - com 7 mil, e em terceiro Minas Gerais, com 4 mil vagas.

As inscrições ocorrerão entre 7 e 10 de novembro nas secretarias das escolas estaduais e as vagas serão destinadas prioritariamente aos alunos com melhor rendimento em língua portuguesa e melhor média global dos três primeiros bimestres de 2011. Ao se inscrever, estudantes menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsável legal. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 deste mês.

As aulas começam dia 21 de novembro e vão até maio de 2012. Ao todo serão formadas 800 turmas com 30 alunos cada. Em maio serão selecionados para intercâmbio os 800 alunos que mais se destacarem nas aulas cuja seleção levará em consideração notas, disciplina, frequência e dedicação. Os intercambistas terão acompanhamento psicológico até embarcarem para o exterior e cada contemplado terá passagens, seguro-saúde e estadia gratuitos, além da ajuda de custo mensal no valor de US$ 300 dólares. O intercâmbio terá duração de seis meses. Crédito: Roberto Pereira.
Blog Archive

Blog Archive

About Me

Minha foto
Assessoria de Comunicação
Recife, Pernambuco, Brazil
Maurício Rands, recifense, advogado e professor universitário, 50 anos, casado, dois filhos, eleito em 2010 para o terceiro mandato de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores, representando Pernambuco. Está licenciado do cargo. Atualmente, assume a Secretaria do Governo na gestão do governador Eduardo Campos.
Ver meu perfil completo


Livro de Maurício Rands

Livro de Maurício Rands
Labour Relations and the New Unionism in Contemporary Brazil

Seguidores